Version 1.1 of the definition has been released. Please help updating it, contribute translations, and help us with the design of logos and buttons to identify free cultural works and licenses!

Authoring process/pt-BR

From Definition of Free Cultural Works
Jump to navigation Jump to search

O processo de manutenção e atualização da Definição em si é simples:

  • Alterações maiores:
  • Se as mudanças são menores (falhas de digitação, erros, etc.), você pode deixar um recado para o moderador, e ele irá atualizar diretamente a versão estável.
  • Caso contrário, é sempre uma boa ideia explicar o que você fez na página de discussão, e esperar um consenso para continuar a desenvolver suas alterações.
  • Somente se a um consenso é visível, a versão estável será atualizada.

Mas e se o consenso (a cerca de uma mudança) não pode ser alcançado? Então, via de regra, a mudança não será feita. A experiência nas Wikis mostra que o consenso geralmente pode ser alcançado em pequenos grupos. Caso haja, no entanto, uma clara separação entre dois ou mais grupos, na sua emocionalidade ou no número de pessoas envolvidas, pode ser desejável a chamada para uma votação. Nesse caso, todos os contribuintes que fizeram edições significativas para a definição (estável ou instável) serão elegíveis para votar. O método de votação utilizado será normalmente votação de aprovação, exceto em casos de simples decisão sim/não.

Mudanças radicais que são contra a filosofia com que esta definição foi iniciado pode ser vetada pelos moderadores como um último recurso.

Outras páginas nesta wiki são livres para qualquer pessoa para editar sem procedimentos especiais; isso pode mudar ao longo do tempo para as páginas selecionadas, mas, em geral, vamos tentar manter esta wiki tão aberta quanto possível.